Advergames
Advergames é uma ótima maneira de se divulgar um produto, por ele requer muitos quesitos, como o envolvimento do consumidor com a marca através de um joguinho.
Um exemplo de case que fez muito sucesso foi o jogo Game hero que foi lançado pela Hive Digital Media, em parceria com a agência de publicidade DM9, para promover o Ultrabook 2 em 1 da Intel.
Investimento no game
Com mais de 17 mil views no YouTube, Game Hero é considerado como um dos maiores advergames brasileiros justamente por ter apoio de agências nacionais reconhecidas, como a DM9. “O jogo não foi lançado só no Brasil, mas no México também. O mais legal é ver como os jogadores "old school", o target, se envolvem e discutem as diversas partes e referências clássicas. O CEO da Hive Digital Media também teve um background longe das criadoras de games.

A história de Game Hero é simples: O Doutor Drak te aprisiona em jogos parecidos com clássicos. Em estágios que são em 2D 8-bits, seu personagem tem que derrotar inimigos conhecidos. O jogo evolui até cenários mais desenvolvidos em três dimensões, em um web game disponível na internet.
Os vilões dos games do passado se revoltam com as novas tecnologias e tentam descontar sua raiva em um jogador dos dias de hoje. Essa história do jogo está totalmente em linha com a mídia da Intel neste momento. Os inimigos do jogo estão contra o novo Ultrabook 2 em 1, um aparelho moderno e que destoa de videogames antigos como Atari, NES e outros.


O Mercado
“No Brasil temos a proporção de 20 casual gamers para cada um hard core gamer. [Advergame] É um mercado que tem uma projeção para 2016 de capitalizar mais de US$ 7,2 bilhões”, afirma Mitikazu Lisboa, diretor da desenvolvedora de games Hive Digital.
Segundo Lisboa, em média cada game desenvolvido fica ativo durante três meses, mas pode durar mais tempo se a empresa mantiver um investimento no projeto. Atualmente, cada jogador passa em média 1,2 minuto em um advergame e visita o aplicativo 1,7 vez.
Os números, no entanto, não representam necessariamente um baixo aproveitamento da plataforma. De acordo com os especialistas, 5% das ações são eficientes, o restante da porcentagem fica a critério da qualidade do jogo.
“Quando o advergame é levado a sério e há uma estratégia bem desenhada, o resultado pode ser muito interessante. Por exemplo, a empresa pode atingir a milhões de usuários e causar mais impacto do que utilizar um banner na internet”, argumenta Túlio Soria, CEO da desenvolvedora de software Mother Gaia.