HÁBITOS DE CONSUMO DE MÍDIA ONLINE NO BRASIL
O Governo liberou o relatório da pesquisa brasileira de mídia, que reúne os hábitos de consumo de mídia pela população do país — incluindo a internet. A seguir um resumo dos dados coletados:
-
26% dos brasileiros dizem usar a internet todos os dias, enquanto 53% afirmam não usar nunca.
-
Entre os mais jovens – de 15 a 26 anos – o número de pessoas que usa a web todo dia aumenta bastante: 48%.
-
A pesquisa por renda comprova: quanto mais salários mínimos por família, maior é o uso da internet. 9% das pessoas que ganham menos de um salário mínimo por mês usam a internet todos os dias, contra 48% dos que ganham mais de 5.
-
Os números também crescem de forma proporcional em relação a escolaridade: 58% dos que tem curso superior utilizam a internet todos os dias, enquanto apenas 16% dos que não tem completo o ensino fundamental a usam.
-
Quanto maior a cidade da pessoa, também maior o uso: em municípios com menos de 20 mil habitantes, 17% das pessoas usam a internet cotidianamente. Em cidades com mais de 500 mil, esse número sobe para 34%.
-
Uso de internet de segunda a sexta-feira: média do brasil: 3h39 por semana — ganhou da TV, que tem média de 3h29.
-
O estado que mais usa a internet é Goiás, com média de 6h14 por semana. O que menos usa é o Piauí, com 2h40. São Paulo tem média de 3h28 e o Rio, 3h56.
-
O Facebook domina com folga o ranking de site mais acessado: ele é o preferido de 63,6% pessoas, seguido de Globo.com (7,0%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e YouTube (4,9%).
-
A rede social de Mark Zuckerberg também ganha como maior fonte de informação: 30,8% das pessoas se informa usando o Facebook. O Globo.com é o segundo colocado, com 6,6% e o G1 vem atrás, com 5%.
-
47% dos brasileiros afirmaram que tem acesso à internet em casa.
-
O Distrito Federal é onde as pessoas mais tem acesso à internet em casa – 63%. SP e Rio vem logo atrás, com 62 e 63%, respectivamente. O Pará e o Piauí são os que tem menos acesso: 27%.
-
Apenas 16% das pessoas que têm renda de menos de um salário mínimo tem internet em casa, contra 78% dos que tem mais de 5 salários mínimos.
-
O computador ainda é o meio preferido pra acessar à internet no Brasil. Mas o telefone celular também mostra força.
-
Os números comprovam: a internet é considerada pelos brasileiros a fonte de informação menos confiável de todas. 53% dos brasileiros confiam poucas vezes em notícias de blogs, sites e redes sociais, enquanto esse número diminui para 39% em notícias de jornais impressos, considerados os mais confiáveis.
CONCEITO DE E-COMMERCE
Mesmo com toda a praticidade e flexibilidade oferecida, a comercialização virtual também possui seus obstáculos
Muitas organizações aderem ao comércio eletrônico não apenas como uma atualização tecnológica, como também e principalmente, uma maneira de expandir o negócio. Outras, simplesmente se originam direta e unicamente no ambiente virtual, sem qualquer forma de comercialização por meio de uma estrutura física, uma vez que em termos de custos manter um comércio online pode se tornar bem mais lucrativo e vantajoso para os novos atuantes no mercado.
Como em qualquer tipo de organização, pontos positivos e negativos são apresentados a todo o momento, e com o universo virtual não é diferente. O comércio eletrônico também possui fraquezas e ameaças, sejam essas originadas por parte dos próprios consumidores (geralmente insegurança na concretização de uma compra, falta de tato, de conhecimento do produto), ou por pontos fracos da própria empresa (deficiência de marketing, logística, disponibilidade de mercadoria, etc.)
Contudo, uma das características que coloca em destaque o e-commerce e o torna um diferencial entre as demais formas de comércio é a flexibilidade de negócio, onde se torna possível realizar transações comerciais (compra ou venda) de qualquer tipo de produto e/ou até mesmo serviços.
Sendo, portanto, insaciável e cada vez mais perceptível essa demanda tecnológica acarretada pela globalização, tanto em termos de comunicação como em questões que envolvem praticidade e modernidade, a internet tem sido uma das maiores responsáveis pelas alterações em atividades habituais no cotidiano dos indivíduos.
De maneira surpreendente o crescimento dos ambientes virtuais e das ferramentas que estes disponibilizam vem se destacando cada vez mais e se alastrando por todos os lugares, fazendo com que os acervos virtuais sejam cada vez mais utilizados e presentes no dia a dia da população.
Crowdfunding, uma ótima opção para empreendedores
O Crowdfunding é um movimento online que vem crescendo muito no Brasil, cada vez mais pessoas com idéias inovadoras e criativas utilizam deste sistema para arrecadar fundos e concretizar o seu projeto, Crowdfunding nada mais é que um financiamento coletivo, uma “vaquinha” popularmente falando, no entanto tudo é feito virtualmente, de modo simples, rápido e seguro.
O público mais comum deste sistema são empreendedores em busca de fundos para utilizar como investimento inicial, pessoas com projetos sociais, desenvolvedores de software livres, e até mesmo artistas, em busca de fundos para gravar um disco, produzir peças entre outros objetivos, todos os depósitos são feitos através de sistemas como Pagseguro, Paypal e instituições 100% seguras e especializada neste tipo de movimentação online.
Sites brasileiros de Crowdfunding
Catarse.me: O Catarse é um dos sites mais conhecidos de financiamento coletivo na internet, ele oferece plataforma para diversas categorias de projetos, em 3 anos de existência o mesmo já arrecadou mais de 5 milhões de reais e concretizou mais de 500 projetos em todo o Brasil, caso o empreendedor alcance a quantia pleiteada o Catarse cobra uma taxa de serviço de 13%.
Benfeitoria: Diferente do catarse o benfeitoria não cobra taxa nenhuma caso a pessoa alcance seu objetivo, sendo assim sua forma de gerar receita é com doações, parcerias e serviços extras especiais, como produções de vídeos, artigos, imagens e até mesmo consultorias de SEO marketing digital de forma geral, ele vem se destacando bastante com projetos de inclusão social voltados para as mais diversas áreas.
Juntos.com.vc: Este site de crowdfunding é voltado totalmente para ações sociais e já concretizou mais de 60 projetos de ONGs e pessoas físicas, seu sistema é parecidos com benfeitoria, ele não cobra taxa de comissão para os projetos bem sucedidos, a única cobrança que tem é a taxa de administração para receber as doações pelo MoIP, e as campanhas são na modalidade tudo ou nada, caso arrecade o valor que precisa no tempo estipulado você recebe, do contrário o projeto é cancelado.
Conclusão
Crowdfunding é uma ótima opção para arrecadar fundos para projetos profissionais, ações sociais e até mesmo artísticas, atualmente muitas empreendedores estão utilizando este sistema para expandir ou mesmo iniciar uma startup, e tem dado muito certo, estes sites citados são os mais conhecidos e já concretizaram vários projetos dos mais diversos seguimentos, sem dúvida crowdfunding é uma tendência muito forte no Brasil graças ao avanço da tecnologia de modo geral.


