Propaganda Digital
Após a abertura comercial da internet, ocorrida em meados da década de 1990, novas possibilidades de comunicação mercadológica se configuraram.
Os publicitários passaram a contar um uma nova mídia, que se diferenciava dos demais veículos de comunicação de massa por ser estruturada em rede, potencializar a interatividade e ser um meio de comunicação de “mão dupla”. Essas características alteraram os fluxos de comunicação publicitária vigentes até então, possibilitando a criação de novos formatos para o ambiente online.
O objetivo desta investigação foi de observar a evolução dos formatos de publicidade online utilizados pelos portais brasileiros. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa e com coleta de dados documental.
Foram selecionados, como corpus, os portais Terra e UOL, tendo sido analisadas as respectivas homepages desde o ano de início das atividades dos portais até o ano de 2008. Observou-se que houve mudanças evidentes nos formatos dos anúncios, que acompanharam o aprimoramento do design e usabilidade dos portais. Um dos aspectos relevantes é o próprio espaço dedicado aos anúncios, que aumentou de forma considerável no decorrer dos anos, fato que revela uma adesão maior dos anunciantes à publicidade veiculada na web.
A propaganda digital tem vários meios de comunicação, veja alguns abaixo:
-
Link Patrocinado: Trata-se de anuncio contextual que aparece junto aos resultados de buscas ou em páginas da web.

-
Banner: propaganda de exposição, em formato retangular. O objetivo é que a pessoa clique e obtenha mais informações sobre o produto ou serviço. Há variações desse formato, que são: banner rotativo; banner estático; banner segmentado; banner ROS (run-of-site); keyword banner; áudio ou video banner; banner expansível.
Banner Retangular

Banner ROS

Banner Segmentado

Banner Rotativo

Banner estático

Banner Expansível

-
Hot-Site: sites temporários, com finalidade publicitária, que divulgam produto ou serviço. Muito usados em campanhas promocionais. São sites “pequenos”.

-
Pop-up: janela independente que se abre quando o internauta visualiza determinada página de um site.

-
Floater ou Layer: peça de tamanhos diversos que fica “sobre” a página do site.

Web 3.0
É a terceira geração da internet e prevê que os conteúdos onlines estarão organizado de forma sistemática, muita mais personalizados para os internautas, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova web também pode ser chamada de "Web Inteligente".
Sua principal característica é assumir a capacidade de máquinas em determinadas atividades que hoje são realizadas normalmente.
Web 2.0
Conteúdo produzido pelos próprios internautas , mais atividades online através de blogs, youtube, etc.